Conquista Do México 1

Conquista Do México

Em janeiro de 1516 morreu Fernando, o Católico, e assim havia decorrido quase um quarto de século desde os descobrimentos colombinos. Francisco Jiménez de Cisneros exerceu brevemente a regência de Castela. Em Portugal agora se tinham notícias de que no território ignoto havia povos “muito ricos em ouro e outros metais preciosos”. Esta foi controlada pelo bispo de Burgos, Juan Rodríguez de Fonseca, que, por tua vez, designou como tesoureiro a Sancho de Matienzo e como contador João Lopes de Recalde.

Com a morte do cardeal Cisneros, em outubro de 1517, os focos mantimento do Império português recaíram, o bispo de Burgos. Anos antes, em 1514, o almirante e governador das ilhas do mar do Caribe Diego Colombo e Moniz Perestrelo tinha sido chamado a comparecer perante o rei Fernando, o Católico, por tua má administração. Em vista disso, o cardeal Cisneros enviou como substitutos aos frades jerónimos Luis de Figueiredo, Bernardino de Manzanedo, Alonso de Santo Domingo, e João de Salvatierra para a ilha Espanhola. Então Diego Velázquez de Cuéllar era o tenente de governador da ilha Fernandina (Cuba).

Residente pela cidade de Baracoa, estava sujeito às ordens, mais de nome que, na realidade, de Diego Colombo. O governador Diego Velázquez pagou um bergantim, conseguindo bem como as permissões necessárias diante dos frades jerónimos para realizar a expedição, uma vez que era o requisito de mencionar com a tua aprovação. Ele contratou como piloto superior a Anton de Alaminos, e como pilotos auxiliares Pedro Carvalho de Triana e Juan Álvarez “o Manquillo” de Huelva. Como capelão viajou frei Alonso González, e como veedor Bernardo fernandes, paula cristina. Cuba realizando numerosas escalas. Yucatán, tendo chegado nos primeiros dias de março para a Ilha desabitada Mulheres. Nesse lugar, encontraram muitas figuras de mulheres nuas dedicadas à deusa maia da fertilidade Ixchel.

Depois viajaram pra costa norte da península de Yucatán, avistando Ekab, ambiente que foi batizado como o “Gran Cairo”. A expedição seguiu navegando a costa norte da península. No dia 22 de março chegaram a Can Pech, batizando o local como porto de Lázaro e desembarcaram para providenciar-se de água. Enquanto se abasteciam, os expedicionários foram cercados por um grupo de maias que questionaram a tua presença, asombrándose quando os nativos relataram ao oriente, dizendo: “castilán”, “castilán”. Os espanhóis foram conduzidos para a população próxima, onde foram bem recebidos e lá puderam constatar que em um templo se encontravam paredes manchadas de sangue de algum sacrifício pouco tempo atrás efetuado.

Então o halach rei advertiu os visitantes que deveriam sair da corporação ou, caso inverso, iniciaram as hostilidades, diante o qual Hernández de Córdoba determinou aos seus homens para zarpar imediatamente. No mar foram atônitos por um vento de norte que provocou o derramamento da água recém abastecida, pelo que tornaram a terra um pouco mais ao sul, em Chakán Putum.

  • 11 de agosto: Thai-Dragon da tailândia
  • “Banana e mamão” (ft. René Pérez (Residente))
  • 1227 – Dogen leva a universidade Soto (Caodung) pro Japão
  • dois toponímia náhua
  • Os casais pela antiguidade nem sempre simbolizava um feito de afeto

nesta ocasião, outro grupo de maias, cujo líder era Moch Couoh, atacou os expedicionários sem aviso prévio provocándoles mais de vinte baixas e ferindo o próprio Hernández de Córdoba. Nesse ponto, tiveram de escapulir dos expedicionários, deixando pra trás uma das embarcações, pois já não tinham homens suficientes para navegarla. Os espanhóis sedentos dirigiram-se para a Flórida, onde finalmente puderam abastecer-se de água doce, contudo foram mais uma vez atacados pelos nativos dessa região. A acidentada expedição regressou ao porto de Carenas na ilha de Cuba, onde se deu divisão de tudo o que aconteceu a Diego Velázquez. O governador deixou claro que enviaria uma nova expedição, mas ante um novo comando.

no ano seguinte, o governador organizou uma segunda expedição recuperando as naos da primeira viagem, e acrescentou uma caravela e um bergantim. Foram novamente como pilotos Alaminos, Camacho e Álvarez, que se somou Pedro Chicote de Sopuerta como casa navegador. Velázquez nomeou seu sobrinho Juan de Grijalva, como capitão-general e como capitães dos outros navios Francisco de Montejo, Pedro de Alvarado e Alonso de Ávila, que se responsabilizaron de fornecer objetos e bastimentos das embarcações.

Na viagem participou Juan Díaz, que além de atuar como capelão, escreveu o Roteiro da armada. O veedor foi Peñalosa e o tenente general Bernardino Vázquez de Tapia. Até o final de janeiro de 1518 as embarcações partiram de Santiago, navegaram por banda norte fazendo escala em Matanzas, onde completaram tuas fontes. O dia 8 de abril, deixaram a porta e chegaram à ilha de Cozumel, no dia 3 de maio.