A última Escola A “luthieres” De Portugal 1

A última Escola A “luthieres” De Portugal

Química, física, matemática, um pouco de paixão e alma do artesão. Estas são as chaves pra ser um ótimo luthier. Alguns consideram uma arte que pra outros é mais do que um ofício, que consiste em construir instrumentos de corda de modo artesanal, como violinos.

No nosso nação há uma centena de oficinas, mas só um conservatório onde se realizam os estudos de luthería. E este lugar único é o Conservatório de Música de João Crisóstomo de Arriaga (Bilbao), que há quinze anos e leciona esta disciplina. Mas quando chega esse momento, no Conservatório de Bilbao se vive o dia a dia.

  • 1 Figura fundamental da música chilena
  • quatro O monumento fallero
  • Quer descobrir o fogo? Talvez o tenha, muito perto
  • Em 1999, foi submetida a uma operação de substituição de quadril
  • 1 Biografia e carreira 1.1 Primeiros anos de vida

Este ano estrenan edifício e esperam um acrescentamento no orçamento pra, por exemplo, fabricar violoncelos e contrabaixos. Agora, só dispõem de material pra fazer violinos e violas. Ao longo dos 3 anos de formação, os alunos —uma dezena nestes momentos— construídos 2 instrumentos: um pra eles e outro ficará como mostra no conservatório.

Também dedicam tempo pra fabricação do arco com cursos monográficos e práticas. Ademais, recebem conhecimentos de Acústica Musical ou aulas pra compreender a tocar os instrumentos. Embora a formação artesanal continua a ser importante, no decorrer do último ano, se lhes ensina uma disciplina relacionada com a criação de negócios para quando fazer sua oficina.

Também há quem prontamente começou no ofício, entretanto amaria de aprender mais, como Daniel Latorre, de vinte e sete anos. Este povo basco nascido no Uruguai se interessava por música habitual e desenvolveu, de modo autodidata e com a ajuda de um cursinho, uma oficina. As mãos dos luthieres mais populares, que têm sido tradicionalmente masculinas.

mas, há ainda mais mulheres interessadas por este ofício artesanal. Idoia Orueta. Comboios de trinta anos, é uma das duas mulheres registadas na universidade. Por João Crisóstomo de Arriaga bem como passam alunos com um propósito não profissional, como Argimiro Domínguez, de quarenta e quatro anos, zamorano fabricado em Bilbau. Antecedentes. Outros estudantes do centro de Bilbao o levam cadastrado pela árvore genealógica, como Demian Rodríguez, de madrid, de 22 anos e estudante de terceiro. E qual é o presente desta iniciativa?

A oficina mais velha é a Casa Parramón, em Barcelona. Desde a tua fundação (em 1897) desenvolveram mais de 350 instrumentos, que compraram, além de outros mais, prestigiados concertistas como Pau Casals e Gaspar Cassadó. A continuação da saga familiar, Jordi Pinto, explica a situação atual: “A quantidade de estudantes em Portugal está abaixo da média europeia, e o poder de compra bem como”. Em Madrid, Casa Solar (1948) com 3 gerações consecutivas, e Roberto Coll (1931) permanecem no negócio inaugurado pelos seus antepassados.