A adolescência pode ser uma das etapas mais complicados pro ser humano, em consequência a alterações fisiológicas, psicológicas, intelectuais e sociológicos que têm local durante a mesma. Este período começa por volta dos 12 anos pras crianças e de 15 para as garotas. Devido a modificações físicas e psíquicas presentes nestas idades as necessidades nutricionais ganham amplo credibilidade, ao incidir diretamente no progresso e na maturação sexual. O guia de Alimentação e Dietoterapia, de Pilar Catalão Jaume Clapés e Rita Rigolfas sinaliza que suas necessidades nutricionais aumentam nessa fase: As proteínas: sintetizam novos tecidos e estruturas do corpo humano.
As vitaminas: intervêm nos processos metabólicos, muito ativos durante a adolescência. Os minerais: como as vitaminas, intervêm no funcionamento correto dos sistemas enzimáticos. O cálcio: esse macroelemento mineral necessita acrescentar até 1.Duzentos ou 1.Trezentos mg diários durante a adolescência, por ser relevante para o desenvolvimento do esqueleto.
Se o jovem é avesso ao consumo de leites ou equivalentes, podes completar essa necessidade com os frutos secos, como fonte possibilidade de cálcio. O ferro é preciso ao longo da adolescência, devido ao acrescento do volume sanguíneo que tem local nestas idades. Em as gurias, o consumo de ferro cobra amplo importância devido à perda do mesmo a menstruação.
- Use estratégias de redução do estresse
- Gorduras: predomínio de ácidos graxos ômega 6
- Evita, reduz ou diminui os desequilíbrios musculares
- 5 Também pode ser por causas não-medicamentosas
- 8 Vitamina A
- Laranjas (47 calorias)
- Ademais, estará mais próximo da próxima dose, evitando beliscar entre as refeições
- três e três Cl−
O zinco: é possível achar numa dieta que forneça alimentos de origem vegetal ou as sementes dos vegetais. Uma sensacional hidratação: o consumo de líquidos sejam sucos, laticínios ou água é imprescindível durante esse período pra legal realização dos processos biológicos. Apesar de ser uma fase em que há sensacional apetite na comida, ao longo da adolescência, os pirralhos e as crianças adquirem liberdade pessoal na alimentação. Os novos hábitos de nutrição que a moça ou o guri é autoimponen estão fortemente influenciados pelos amigos e retirado das regras habituais e familiares. Como consequência, é uma fase em que os hábitos alimentares são facilmente modificáveis e podem potencialmente resultar em dificuldades alimentares.
Ao longo da adolescência tem recinto o início da diminuição gradual do diâmetro arterial pela formação das primeiras lesões de aterosclerose, pelo que é necessário controlar o consumo de gorduras saturadas e açúcares nesta fase. Também é significativo o teu controle em consequência a que os adolescentes costumam expor exagero de colesterol ou triglicéridos no sangue, seja pela primeira vez ou como decorrência de antecedentes familiares.
Cervera, Clapés e Rigolfas apontam que “estima-se que 70 por cento dos adolescentes que, nos dias de hoje, apresentam exagero de peso sofrem de obesidade na idade adulta”. A interessante exposição, ou os preços de pequeno custo são alguns dos estímulos que realizam com que hoje os adolescentes são grandes freguêses de fast-food.
Esta se caracteriza por ser rica em conteúdos calóricos, em açúcares acessível, de absorção rápida, em gorduras saturadas e sódio. A isto, soma-se o consumo de bebidas refrescantes, as quais fornecem extenso quantidade de açúcar e, além disso, favorecem a erosão dental.
Pelo contrário, também é comum a omissão de alguma das refeições, principalmente o café da manhã, e algumas vezes, o jantar, o que desequilibrar a alimentação diária e incide a respeito da ausência de rendimento escolar. A adolescência é a fase em que é iniciar o consumo de bebidas alcoólicas, as quais diminuem o apetite e são nocivas para o sistema nervoso e o funcionamento de órgãos vitais como o fígado. A adolescência caracteriza-se por ser uma fase de risco de transtornos da alimentação, que são capazes de adicionar anorexia ou bulimia nervosa. Se o jovem executa um esporte de modo regular ou de alta disputa, vai ter que de um auxílio maior de energia.